Com o objetivo de discutir as diversas questões de gênero relacionadas à imigração brasileira, o Ministério das Relações Exteriores promoverá, de 24 a 26 de junho, a I Conferência sobre Questões de Gênero na Imigração Brasileira.

 A Conferência será aberta pelo Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Sérgio Danese, e pelo Defensor Público-Geral Federal, Haman Tabosa de Moraes e Córdova.

Serão discutidas questões como violência doméstica, disputa por guarda de menores, imagens estereotipadas da mulher brasileira, questões de saúde feminina, questões relacionadas à comunidade LGBT e o tráfico e a exploração sexual e laboral de brasileiras.

Participarão dos debates funcionários do MRE, do Ministério da Justiça, da Secretaria de Direitos Humanos, entre outros órgãos do Governo Federal, da Organização Internacional para Migrações e representantes das comunidades brasileiras em países onde se constatam problemas de gênero de maior magnitude.

O evento foi organizado pela Subsecretaria de Comunidades Brasileiras no Exterior do MRE, em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior (CRBE), e atende a uma importante demanda dos brasileiros no exterior, de delinear linhas de ação, políticas e outras iniciativas direcionadas à comunidade brasileira no exterior, a serem implementadas pelo Itamaraty e sua rede de postos, em parceria com os demais órgãos do Governo Federal.

A Conferência será realizada no Hotel Meliá 21, em Brasília, e será aberta à imprensa. Os trabalhos serão transmitidos ao vivo pela página da FUNAG (http://funag.gov.br/streaming/).

Programa do evento

Dia 24 de junho, quarta-feira:

09:30 h – Abertura Oficial

10:30 h – Mesa 1 – Quais são os problemas e como debatê-los?

14:00 h – Mesa 2 – Imagem e imaginários dos brasileiros e brasileiras e seus desafios versus exploração laboral, assédio sexual e preconceitos

16:00 h – Mesa 3 – Violência de gênero no mundo

Dia 25 de junho, quinta-feira:

09:00 h – Mesa 4 – Conselhos Tutelares e subtração de menores

10:45 h – Mesa 5 – Comunidades LGBT e seus desafios

14:00 h – Mesa 6 – Tráfico de seres humanos e proxenetismo/exploração sexual

16:30 h – Mesa 7 – Outros temas

Dia 26 de junho, sexta-feira:

09:00 h – Intercâmbio de experiências e projetos – Potencializando as Redes de Ações

10:00 h – Apresentação da lista de projetos aprovados por relatores e formação dos grupos de trabalho para o acompanhamento de projetos/propostas (membros da sociedade civil/governo);

16:30 h – Plenária Final;

18:00 h – Encerramento

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.